segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Descifrando convites de festas!

Hi Fashionistas!

Fui convidada a falar no Programa Jornal do canal Universitario de Uberlândia, sobre como decifrar os convites de festa!
Sei que não e tarefa facil, sõa milhos de dúvidas que se passa na hora que recebe um lindo convite, mais tentei explicar da maneira mais simples e com exemplos como se sair bem nestas horas.
Que muitas das vezes recebemos um convite que não entendemos como se vestir para a ocasião.
São nomes as vezes complicados que não ouvismo no nosso dia-a-dia: R.S.V.P , Tenue de Ville, Fashion Chique, Black-tie, Rigor, Habillé, Tênue de Soirée que explico agora para vocês!



  • Esporte Fino- não tem nada a ver com roupas de esporte, academia.
Esté nome aparece mais em convites menos formal, exemplos: festas infantins, almoços de família, batizados, aniversários, churrascos de amigos,  exposições, confraternizações do trabalho, encontro das amigas.
O que vestir?

  • Elas: vestidos leves, de alçinhas mais largas,blusas de tecidos leves, saias até o joelhos (famoso tamanho mídi), para os jovens e liberado usar um tamanho mais curto, mais lembre-se nada de usar roupas com muito decote e vulgares o traje e informal mais mesmo assim não deixa de ter uma certa formalidade no evento, pois se não para que o anfitrião escreveria no convite
  •  Make Up: nada de exagero, pele perfeita e nada de muito brilho.
Prefira batons secos e mates, blush com carinha de saudável, é abuse do rimel.
Evite: Muito brilho, paetes e saltos altissimos e muito finos.
 
 
  • Eles: calças sócias e camisas mais clássicas nada de estampa ousada, blazer, jeans escuro, camisas xadrezas, sapatos micassins, social mais sem amarrar. Nada de ténis.



Evite: Tênis, gravada, meia de cores diferentes do sapato.
Traje esporte fino para os homens significa sem gravata.


  • Traje Passeio, Tenue de Ville, Passeio informla, Esporte fino: segundo Costanza Pascolato é tudo a mesma coisa. São roupas mais elegantes mais ao mesmo tempo são esportivas, formais.
Exemplos: teatros, vernissages, casamentos informais pela manhã ou início da tarde, conferências e almoços de negócios, aniversários de dia, em clubes…


  • Elas: tailleurs, vestidos retos, ternos mais alinhados são as roupas mais adequadas – se for diurno, adote bijuterias ou jóias mais discretas – se for noturno as peças podem ser mais pesadas e tecidos mais nobres, pode incluir a cor preta nas roupas, além das coloridas. Sandálias ou sapatos de salto médio e alto, pode incluir um prata ou dourado para noite mas não com aplicações de pedras. Bolsas menores, mas não carteiras de cetim ou bordadas.
  • Make Up: Pode se usar um make com mais brilho e carregado, mais cuidado com os excessos.


  •  Eles: calças sociais, camisas e blazer – sapatos e meias na tonalidade da calça – Se tiver “Tenue de Ville” no convite, é obrigatório o uso de gravatas. Na verdade, para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo e gravatas mais divertidas – é a gravata em sua versão informal.



MATERIAIS: os ternos masculinos possuem as cores adequadas para a manhã – beges e marrons que vão até após o almoço (em torno de 15hs) – à tarde iniciam os azuis e cinzas que vão até a noite, apenas escurecendo – defina a cor, pelo horário do evento. Se tiver que passar o dia no evento com a mesma roupa, opte pelos tons cinza e azuis, pois estas tonalidades não ficam ruins em horários diferentes… já o marrom à noite fica com um aspecto muito inadequado.

  • Traje Passeio Completo ou Social:A gente pode perceber pelos nomes que a coisa está ficando séria. Para os senhores, a ocasião exige terno completo com gravata. Para a noite, sugerem-se as cores escuras, e para o dia, tonalidades mais claras. Evite gravatas berrantes -sempre. As senhoras usam vestidos ou tailleurs mais chiques, de tecidos nobres como crepes, sedas, veludos e bordados. As bolsas são pequenas, os saltos são altos e as meias, imprescindíveis. Cabelos, unhas e maquiagem devem estar impecáveis, sendo que as pérolas são superadequadas para a situação.
  • Exemplos: jantares, óperas, casamentos noturnos… grandes comemorações pedem um traje mais formal.
  • Elas: vestidos da altura dos joelhos para baixo, longuetes, mimolet e longo. Calçados, como sandálias, scarpins ou chanel de saltos altos.
  • O cabelo e a maquiagem devem ser bem mais elaborados.
     
  • Eles: ternos escuros – cinzas, grafites e azuis (evite o preto no verão), com camisa e gravata. Sapatos são dentro dos mesmos tons do terno ou pretos (no caso do terno marinho, sapato marinho) – as meias sempre da cor do sapato.
    DICA: Este traje somente pode ser pedido para a noite. Aproveite este traje para fazer um look bem elaborado no todo – muito capricho nos detalhes – a maneira que você estiver, será a sua homenagem e prestígio ao evento para transformá-lo em uma ocasião especial. Mostre aos anfitriões que você se sente honrado com o convite vestindo-se à altura.

  • Traje Black-Tie, Tenue de Soirée ou À rigor: Normalmente em eventos de grande pompa e à noite.

Elas: não somente vestidos longos – pode-se usar, mas não é obrigatório. Os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões. Assim como os vestidos curtos, os longos com decotes profundos, transparências, brilhos e bordados. Echarpes ou estolas (estas devem ser bem estudadas) conferem charme e elegância se forem em boa combinação com o conjunto. Se tiver dúvidas, use do mesmo tecido e cor do vestido. Carteira pequena ou bolsa de mão combinando com o vestido ou com o sapato. Para calçar, saltos altos e finos, eles podem ter pedrarias ou brilhos se combinar com o conjunto.
  • Eles: como diz o nome, à rigor, logo, não tem invenção – é o smoking com gravata borboleta preta. Pequenas variações podem ser com a faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata.



    • Traje de Gala: Normalmente em bailes de debutantes ou similares e à noite.
    • Elas: vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.
    • Eles: casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas).
    • Espero que vocês tenham gostado e aproveitem as dicas, e assim que sair na tv, ou no Youtube passo para vocês a minha entrevista.
      Meninas para quem e de Uberlândia a entrevista vai ao ar no dia 23/08 as 18:00hs no canal 04.

    Um comentário:

    1. Paula.. Parabéns pela matéria ficou sensacional!!! Sucesso

      ResponderExcluir

    Sua opinião para este post é muito importante!
    Não esqueça de deixar o link do seu blog ou site para que eu possa responder!