quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Na correria do dia-a-dia, algumas regrinhas de etiqueta ficam mesmo em segundo plano e até os mais conservadores são capazes de perdoar tal displicência.
Infelizmente, quando o fim do ano se aproxima e as pessoas relaxam, as desculpas para as gafes começam a não fazer mais sentido.
Para piorar, a confraternização e as festas típicas da época aumentam as chances das pessoas protagonizarem cenas de "saia justa" inesquecíveis.
Para evitar que você cometa algum deslize e comece o ano como motivo de piada na família, entre os amigos ou no trabalho, confira a seguir as gafes mais comuns e como ter um pouco mais de jogo de cintura para evitá-las ou, ao menos, escapar ileso.


Se o presente não agradou...

A expressão de decepção pode ser inevitável ao abrir um presente, principalmente se você espera ganhar algo.
Nessas horas, é preciso lembrar que a fase de criança mimada já passou.
Portanto, a dica simples é agir como um adulto. "Agradeça e faça cara de que gostou", diz categoricamente a consultora de etiquetas Ligia Marques.
Apenas em alguns casos é possível arrumar uma saída, dizendo que você já tem tal produto (CD, DVD, livro) ou ainda que não é o seu número (blusa, vestido, calça).
"Nessas situações, pergunte educadamente onde a pessoa comprou o presente e questione sobre a possibilidade de troca", ensina Ligia.

Se você não tem presentes para todos os convidados da casa

Segundo Ligia Marques, não é preciso entrar em desespero.
Pelas regras de etiqueta, é recomendado apenas levar presentes para os anfitriões e as crianças da casa.
Agora, se você é criativo e capaz de presentear muitas pessoas sem gastar rios de dinheiro ou se para você é uma satisfação presentear, independentemente do valor, siga em frente e faça a alegria de todos.


Se você recebeu presente de quem não presenteou

Essa situação é muito corriqueira no Natal.
Aliás, você também pode presentear e não receber presente.
Por isso, é importante pensar bem em quem colocar na sua lista de presentinhos e lembranças. Mas, se não tiver como prever e você for surpreendido por um agrado de quem você menos imaginava, a dica é responder com um simples "obrigada(o)". Falar que esqueceu "sem querer" da pessoa ou que irá comprar uma lembrancinha depois, de acordo com Ligia, só deixa a situação mais embaraçosa.

Se você planejou a festa e comprou mimos para todos

Mas, de repente, chega um convidado inesperado...Uma sugestão prática, se você estiver recebendo na sua casa, é deixar alguns presentinhos de reserva.
Mas, caso não tenha preparado essa caixa de lembranças reserva, não se sinta culpado. "Ninguém é obrigado a ter presente para quem não é esperado", afirma Ligia.

Se esqueceu de levar comida ou bebida para a festa..
.
Ao contrário do que muitos pensam, isso só se caracteriza como uma gafe caso tenha sido combinado previamente que os convidados precisavam ajudar com os produtos servidos na ceia. O grande "mico", segundo Ligia Marques, ocorre quando ocorre a situação inversa: não lhe foi pedido nada e você surge com um assado, uma sobremesa ou qualquer outro "comes e bebes". Essa atitude pode sugerir que você não confia na capacidade dos anfitriões de preparar uma festa e de servir e receber os convidados.

Se foi convidado para uma ceia tradicional

Mas não come carne...O conselho de Ligia Marques é não chamar a atenção. "Coma apenas o que quiser e puder", ensina.
Segundo ela, um bom anfitrião está preparado para atender a todos os convidados e, para isso, deve saber se alguém tem algum tipo de restrição alimentar.
"Se convidou, tem que estar apto a atender às necessidades do convidado, mesmo que sejam as mais 'estranhas'", conclui.

Se apareceu com uma roupa colorida

E todos estão de branco na festa de réveillon...Se sinta incomodado apenas se você estiver numa festa em que o convite trazia os dizeres "only white" (somente branco).
"O branco é apenas um costume, mas cada um veste a roupa que se sentir melhor para receber o novo ano", esclarece Ligia.

Se está com sono

E pensa em ir embora antes da meia-noite...
A menos que você esteja se sentindo mal ou tenha que resolver algum inconveniente de última hora, é de bom tom permanecer até a meia-noite para cumprimentar a todos

.Se você fizer uma pergunta embaraçosa...

Uma das melhores coisas das festas de confraternização é reunir alguns amigos e parentes que você não encontra há muito tempo.
No entanto, esse distanciamento pode provocar algumas surpresas e, com elas, "saias justas". Exemplos clássicos são aquelas perguntas sobre alguém que já faleceu ou sobre casamentos que já foram desfeitos. Se isso ocorrer, "peça desculpas ao familiar pela indelicadeza da perguntar e mude de assunto. Nada de ficar comentando sobre fatos desagradáveis nessa hora", lembra Ligia.

Diversão comportada:
festas de empresa
Se entre familiares e amigos as gafes podem não ter conseqüências graves, o cenário muda quando no ambiente estão os colegas de trabalho.
As tradicionais festas corporativas de final de ano se transformam em armadilhas contra seu emprego, caso você "passe da conta".
E, como você já deve imaginar, o principal agente da "vergonha do dia seguinte" é o álcool.
Se você beber demais, no lugar de uma gafe, irá colecionar várias, entre as possíveis: dançar de forma "exagerada" e falar mal do chefe para o próprio.
"A festa na empresa é uma arapuca se tiver bebida alcoólica, pois a língua fica destravada. Procure ser o mais discreto possível", aconselha Glorinha Ortolan, professora de etiqueta social e profissional.
Deixando a bebida de lado, sóbrio também é possível dar algumas "mancadas".
A principal é levar acompanhante. "Os familiares do profissional só devem comparecer ao evento se forem convidados.
E, caso sejam, devem permanecer muito reservados", diz Glorinha.
Simples, não? A regra para as confraternizações de trabalho, segundo a professora, é lembrar que ela é uma extensão do seu ambiente profissional, portanto, a postura contida deve vir antes da diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião para este post é muito importante!
Não esqueça de deixar o link do seu blog ou site para que eu possa responder!